Smile or die

Há alguns meses eu postei aqui um vídeo com uma animação sobre empatia.

O mesmo grupo que fez este vídeo sobre empatia fez uma animação com o título “Smile or Die” (sorria ou morra) em que a jornalista Barbara Ehrenreich fala sobre o lado perverso do “pensamento positivo”.

Ela fala bastante sobre o mundo corporativo, sobre o “pensar positivo” e sobre aquela ideia da atração: cada um deve projetar ao universo aquilo que deseja e tudo mais (alguém se lembra do livro “o segredo“?).

Ela vai discorrendo sobre essa ideia do “pensar positivo” e das graves consequências causadas para os Estados Unidos, inclusive no que diz respeito à guerra do Iraque.

Mas, obviamente, eu fui para um lado mais pessoal e fiquei pensando naquelas pessoas que sempre falam para as outras serem positivas. E aqui eu explico: sabe aquela pessoa com quem você compartilha um momento da sua vida que está sendo difícil e ela fala: “ah… mas, você precisa pensar positivo! As coisas vão melhorar! Você tem que ser pró-ativa e enviar boas vibrações para as coisas voltarem para você” ?

Eu entendo que, muitas vezes, um certo encorajamento se faz necessário, mas por que não abraçar um realismo? Alguém que perde seu emprego ou que está passando por alguma dificuldade física ou emocional não precisa ficar escutando que as “vibrações” que ela manda para o universo são a razão daquele sofrimento ou que ela precisa, sozinha, sair desse momento. Não é bem assim que a vida funciona, né? E, neste ponto, o vídeo sobre a empatia se encaixa perfeitamente!

Recomendo muito assistir esse vídeo! Especialmente pr’aqueles que são taxados de “negativos”.

E vocês? Acreditam em pensamento positivo? Acham que realmente ajuda?

Anúncios

Um pensamento sobre “Smile or die

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s